domingo, 28 de junho de 2015

Temporada vem ai - Parte 1

Boa noite amigos. A temporada 2015 de voos de longa distância está prestes a começar no Brasil. Todos os anos o inverno meio que marca o fim das chuvas na maior parte do Brasil e, com o tempo seco, acontece uma soma de fatores que propicia em muito os longos voos: Teto mais alto; Gradiente térmico maior; Vento mais Forte... um espetáculo.
Está na hora de aquecer os braços e a mente e estar
com parapente e equipamentos de segurança em dia para desfrutar da temporada com prazer e segurança. Hora de fazer a inspeção regular no reserva e sistema de acionamento da selete, trocar as baterias do SPOT (verificando a validade de sua assinatura), preparar seus aquivos de waypoints pelo Brasil, se atualizar em relação às estradas de apoio nas regiões tradicionais de voo... é hora de voar e ir testando os cenários para o momento do auge da temporada.

Para a turma que trocou de parapente, o início da temporada agora é a hora de pegar a mão na vela. Treinar decolagem com vento mais forte, fazer muito solo na ventaca aprendendo a administrar a energia da vela para evitar overshoot, treinar com o ângulo de giro do novo parapente para centrar térmicas mais restritas e instáveis a baixa altura, fazer testes nas transições usando a acelerador e se acostumando com as turbulências sem tirar o pé e também é hora de experimentar os limites de curso de freios e conhecer a
intensidade/tolerância do pitch do brinquedo novo.

Acredito que temos cerca de 2 a 3 semanas de treino intensivo pela frente até chegarmos ao início real da temporada de voo. É hora de parar de pensar e falar sobre voo e começar a voar pra valer. Quem trocou ou quer trocar seus eletrônicos, também é hora. Nada de deixar para os grandes dias o início de uma amizade tão séria e determinante quanto a com seus eletrônicos, principalmente os integrados.
Vale a pena também ir definindo seus objetivos e planos para alcançá-los. Ir fechando seu grupo de amigos de mesmo nível e programar a viabilidade do voar juntos. Lembre-se, um grupo muito diverso simplesmente inviabiliza a simplicidade do resgate e pode limitar em muito o resultado final do grupo. Bom, se for mesmo um grupo que pretende evoluir junto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário