sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Competições: Equipamentos x Conhecimento

Depois do final de semana passado, auxiliando a galera de Valadares na etapa do Campeonato Valadarense, onde pude vivenciar o trabalho da turma que faz apurações de competições, me chamou a atenção o despreparo e deconhecimento de muitos pilotos sobre seus eletrônicos, sobre o básico das regras de competições e o funcionamento das provas de parapente.
Bom, gostaria então de fazer alguns comentários e dar algumas sugestões para aqueles que acharem que podem colher algo de útil nesta breve leitura:

1o - Não faz sentido nenhum, nenhum mesmo, o piloto voar numa selete de R$ 3.000,00, num parapente de R$ 8.000,00 e usar como eletrônico principal (em alguns casos único) um GPS genérico da Garmin ou outro fabricante. Os integrados já estão consolidados, qualquer que seja a marca ou modelo, já são realidade em todo o mundo e já custam um preço muito justo para o que entregam de diferencial tanto para o voo XC, como Competição Race e também OLC.
 

2o - Os equipamentos integrados e os atuais programas que rodam em PNAs, Celulares e Plataformas Específicas (como o Conquest), são projetados especificamente para o voo de parapente/asa delta e já processam internamente todos os cálculos para a correta execução de uma prova de competição dentro de todas as modalidades previstas atualmente. Alguns possuem programas mais completos e flexíveis e que são perfeitos também para voos XC e OLC.

Observem as fotos... já usei a grande maioria das plataformas integradas no mercado e posso falar com bastante propriedade sobre os diferenciais e pontos fracos de cada uma delas. Mas, o ponto agora é destacar que qualquer integrado é mais eficaz que um GPS genérico.


Neste cockpit, usando o Aircotec XC-Trainer Dual e o Flytec 5030. O XC-Trainer é um eletrônico fantástico para provas de competição. Não o acho a melhor opção para XC e nem é o mais amigável para se operar, mas faz um excelente trabalho de mapemanto de térmicas (para mim o melhor). O 5030, equivalente ao Compeo da Brauniger, foi a plataforma padrão no mundo das competições... não preciso falar mais nada. Ambos foram substituidos por seus sucessores mais compactos e "bonitinhos" 6030 e Compeo+.


Neste cockpit usando o popular Flymaster B1 Nav. No início o software fez um pouco de raiva e testou a paciência de alguns pilotos (inclusive a minha). A navegação no programa é um pouco confusa, mas hoje o equipamento faz o dever de casa a um baixo custo. Basta olhar as rampas do Brasil e ver que é um equipamento que garantiu seu lugar.



Usando uma plataforma que daria forma ao início das soluções Tirante A para eletrônicos de voo livre. No início pensamos em desenvolver uma estrutura proprietária e um software proprietário acumulando experiências de voo Race, XC e OLC. Seria um grande passo, mas talvez um passo não necessário e não competitivo. Dai surgiu a idéia de seguir o mercado mais moderno e ativo do mundo neste cenário de plataformas e aplicativos, o de celulares, e focar em desenvolver uma plataforma adequada para rodar aplicativos adequados dando ao usuário a liberdade de escolha.


Cockpit com o Compeo+ em conjunto com o FT130 rodando o ThermalCompass (TC). O grande lance de se usar plataformas é a liberdade de se usar aplicativos de acordo com o gosto e recursos diferenciados para cada situação.


Meu cockpit definitivo atual. Uso duas plataformas e aplicativos específicos: A plataforma Conquest rodando aplicativo LK8000 para competições, XC e OLC e a plataforma FT130 rodando aplicativo TC para mapeamento de térmicas.

(continuando os comentários iniciais)

3o - O cockpit ideal de um piloto de competição, na minha visão, deveria ter:
   - 01 Integrado (Equipamento Principal);
   - 01 GPS genérico/Celular com APP/PNA com Programa (Backup);
   - 01 Vário Básico (Backup);
   - 01 Rádio (01 antena normal + 01 antena de ganho);
   => Custo Total (novos): R$ 3.800,00
4o - Para apimentar o pacote ideal de eletrônicos de um piloto, pensando em performance e também em segurança, sugiro adicionar:
   - 01 SPOT (01 par extra de pilhas litium reservas);
   => Custo Total (novos): R$ 600,00
5o - Pensando num pacote mais completo ainda tanto para competições quanto para XC:
   - 01 Rádio com antena de ganho (Backup);
   => Custo Total (novo): R$ 500,00
6o - Em dias de competição, todos os dias, ao chegar em casa ou ao hotel, o piloto deve carregar seus eletrônicos;
7o - Em dias de competição ou XC mais sério, na rampa, o piloto deve ligar seus eletrônicos assim que se conectar ao equipamento. Desta forma ele minimiza as chances de entrar em voo antes de seus eletrônicos se conectarem aos satélites;

Como percebi também alguns pilotos com integrados mas sem qualquer intimidade com seus equipos, faço um comentário a mais para estes que possam tirar mais proveito de seu investimento:

8o - Nos finais de semana de voo por lazer, recomendo que, junto com alguns amigos, o piloto monte uma provinha teste e pratique com a galera todas as fases de um voo de competição: Janela + Start + Pilões + End of Speed + Goal;

Nenhum piloto é obrigado a praticar ou refletir sobre isto, mas acredito que aqueles que se interessarem e praticarem terão menos stress e menos frustrações nos próximos eventos dos quais participarem.

Bons e longos voos a todos!!!

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