quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Axixá do Tocantins - Características da Decolagem, do Voo e do Resgate

Tendo desbravado e voado muitas rampas por este nosso Brasil, gostaria de falar um pouco de algumas condições mecânica e dinâmicas do voo em Axixá do Tocantins.


A rampa é bem ampla e com a combinação perfeita de área plana, área inclinada e áreas de escape lateral, fronta e na retaguarda. A rampa opera com segurança mesmo com vento forte e suporta ventos intensos vindos de SE, E e NE. Para contribuir ainda mais com os aspectos positivos da rampa de Axixá, a rampa tem 3 grandes frentes coletoras que concentram vento e também térmicas, o que favorece uma subida rápida e uma saída objetiva para o XC.




Em vôo, uma coisa que me surpreendeu foi a tranquilidade do voo. As térmicas batem acima de 4m/s praticamente desde o início do voo e mesmo assim, devido ao terreno bem regular e também à umidade atmosférica, as térmicas são intensas mas não abruptas. Em alguns momentos as térmicas são mais amplas e em outros mais restritas, mas o que se pode observar com regularidade é que, a baixa altura, se deve agarrar bem aos núcleos para não perder tempo e, com um pouco mais de altura, se pode explorar mais a área em busca de melhores pontos regulares de subida.

As transições rendem bem com vento forte e também com vento mais brando. Gostei muito das características durante as tiradas por pode acelerar meus 30% de eficiência sem precisar ficar corrigindo muito com os pés, apenas com os tirantes era o suficiente.

Outra coisa marcante que observei na prática, muito de acordo com o planejado via computadores, foi a disponibilidade de estradas para resgate. Até o 100km, não há roubada... incrível. Para chegar ao Araguaia, pulando por Araguatins-TO, existem umas 3 rotas de estrada de apoio de fácil acesso e mapeamento.
Após pular o rio Araguaia também existem umas 3 rotas de estradas levando até a Transamazônica, quando nos preparamos para chegar a Brejo Grande do Araguaia-PA. De Brejo Grande vamos evoluindo para E (leste) rumo à Belém-Brasília.
O legal durante todo o voo é que a rampa de Axixá do Tocantins tem uma repetidora para apoio ao piloto e também ao resgate em solo. Quando chegamos voando a Brejo Grande o motorista fica esperando na Transamazônica até que confirmemos o alcance à Belém-Brasília, próximo a São Domingos do Araguaia. Confirmado que é possível chegar à Belém-Brasília, o motorista não precisa andar em estradas de chão e segue pela Transamazônica até pegar a Belém-Brasília.

Infelizmente não consegui os resultados que buscava para a expedição, mas agradeço a todos os pilotos da região pela recepção, pela atenção e ao meu grande amigo Ney Sosthenes. Estou muito feliz por conhecer mais esta fantástica rampa e garanto que vou fazer grandes voos ai em breve. Axixá do Tocantins promete e certamente estará em breve na lista das rampas com voos acima dos 300km.

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