terça-feira, 16 de dezembro de 2014

XCountry - Precisamos ir Além?

Amigos, a minha vida no voo livre é o XCountry. Voar distãncia, ir longe, ir além, explorar, desbravar... ou, simplesmente, XC. Quando fiz meus primeiros voos XC, lembro que 100km era uma marca insana. Era como encontrar o pote de ouro ao final do arcoiris.
Hoje, 20 anos depois, muitos e muitos pilotos se encontram numa rampa num final de semana qualquer e, vários deles, passam fácil dos 100km em diversos lugares do Brasil.
O lado bom de tudo isto é que o voo vem mostrando na prática uma evolução fenomenal. Não há mais distâncias intransponíveis. Quando decolamos, aquela cidade é logo ali... a 50km. Chegamos a ela já pensando na próxima, que fica só mais um pouquinho pra frente... mais 30km. Chegamos alto a ela e a próxima cidade já é praticamente certa... mais 30km. Por que não se manter em voo e dar aquela última esticadinha... 150km no total? Sucesso!

Que delícia aquela cerveja gelada no bar daquela cidade a 110km da rampa. Que bom responder a um monte de perguntas sobre como chegamos, se faz frio, se não temos medo... é o momento celebridade. É normal, mas dá uma lustradinha no ego.

Tudo isto faz parte da grande aventura, do tesão que é o XCountry. Imagina este dia registrado nesta foto acima. Sai de Mantenópolis, no ES, voei mais de 140km - uma viagem de aproximadamente 250km por rodovias, e ao final do dia, tendo usado somente o parapente e a atmosfera como meios, estava no shopping de Ipatinga-MG tomando um chopp com meu parceiro Alone.

Pois é, muito bacana... muito bacana. Mas, tem algo que não está indo tão bem assim nesse mundo maravilhoso do voo de distãncia. Estamos começando a trilhar um caminho incerto e que pode nos levar de maneira muito abrupta para o prego.

Quando decolamos com um parapente, automaticamente começamos a participar do uso do espaço aéreo brasileiro. Quem rege o voo livre, a sua prática e regras operacionais, são as entidades nacionais. Quem rege o uso do espaço aéreo é o DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), subordinado ao Ministério da Defesa e ao Comando da Aeronáutica.
Quando participamos do espaço aéreo, assunto de segurança nacional, a coisa deixa de ser uma aventura e passa a ser mais formal. E é ai que a coisa está se direcionando para um lado um tanto obscuro.
O uso do espaço aéreo é coisa séria. Somos aeronaves experimentais, lentas, de manobrabilidade limitada (dentro do conceito aeronáutico) e sem registros formais de controle quando participando do tráfego aéreo.
Não vou me alongar. O problema é conhecido. Quero apenas propor a seguinte reflexão: Precisamos mesmo ir além da lei? Sim, invasão de espaço aéreo é crime. INVASÃO DE ESPAÇO AÉREO É CRIME.
Reflitam sobre isto. Todos que me acompanham no mundo XC sabem o que penso e sabem o que digo quando vou voar em alguma região e a rota de algum dia de voo joga para áreas restritas. Não vou, não compactuo e não aprovo.
Sou apaixonado pelo XCountry, quero superar, inovar... quero ir além, mas só nos desafios e não na criminalidade.

Reflitamos!

Bons e longos voos a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário