terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Mais uns dias de voo livre

Saimos de Vila Velha na 6a cedo, eu e meu amigo Igor (de BH que está passando uns dias em minha casa aqui no litoral) com destino a Mantenópolis-ES para conhecer a nova rampa que fica no distrito de Santa Luzia de Mantenópolis.
Esta foto é da rampa de baixo. A rampa é simplesmente gigantesca e tem opções de decolagem no topo e abaixo de acordo com o vento. O proprietário é um cara muito bacana e está fazendo uma estrutura de locomoção muito adequada tanto no acesso principal à rampa quanto para deslocamento entre a rampa de cima e a de baixo.
A rampa é espetacular. O formato é concentrador de vento e térmicas e torna praticamente impossível pregar. Estou muito confiante no potencial da rampa e vou buscar o recorde capixaba lá nas próximas semanas.
foto: Custódio

Apesar de fazermos um bom voo na nova rampa de Mantenópolis, não conseguimos sair para o XC. Depois do voo fomos tomar uma cerveja em Barra do São Francisco e então à noite voltamos a Mantenópolis.

No amanhecer de sábado estávamos com muitas expectativas mas o tempo fechou demais em Mantenópolis e acabamos decidindo ir para Valadares (heheheheheh).

Chegamos a Valadares sábado umas 11h, pegamos nosso fiel escudeiro Gustavo para resgate e subimos direto para a rampa. Foram 3 dias muito bons de voo, diversão com os amigos e muitas, muitas, muitas risadas.... um show como sempre.






Uma das boas experiências deste dias de voo foi voar junto com meu parceiro Igor. Ele conseguiu seguir as dicas e não perder tempo para me seguir o tempo todo. Eu sempre voei sozinho, mas confesso que voar com um grande amigo num XC é um prazer muito maior.



Neste dia voamos a rota para Naque (SW), atravessando o Rio Doce na altura da nova barragem às margens da BR381. Neste dia, apesar de estarmos bem, acabamos abortando o voo por conta de o Igor ter ficado sem rádio (amadores.... bateria acabou).


Na 2a feira decolamos juntos mais uma vez, um pouco mais cedo, mas a saida estava bem complicada. Fomos subir no paredão à direita da decolagem norte da Ibituruna. Nesta ralação na parede o Igor acabou tendo um pouco de dificuldade e ficou para trás. Eu consegui ir me segurando e encaixando o fluxo até pegar um canhão sobre o lago que fica no topo da Ibituruna à direita da rampa.
A missão do Igor virou se manter voando, o que ele fez até Alpercata. De qualquer forma, foi guerreira e mandou muito... não estava fácil.
Eu sai da base sobre a rampa e mandei para a rota. Passei 2 gringos e os encontrei depois quando saia do chão próximo a Alpercata. Foi muito bom esta situação... na subida para a base pude ver que o Argos rendeu muito e não ficou devendo nada ao IcePeak7 Pro do Alemão. Na tirada, também fiz um teste muito maluco: O gringo uns 100m à  minha esquerda e uns 200m à frente. Foquei nele, 30% de speed e simplesmente foi chegando... chegando... com um planeio excelente... chegando... passando... passando e passei o IcePeak7 Pro. Bom, estou ansioso para colar o Argos ao lado das demais atuais velas EN-C do mercado... mas na minha cabeça a confiança já está estabelecida depois de alguns testes nestes últimos voos. Que satisfação saber que tenho uma máquina tão eficiente nas mãos.






Não... as orelhas feitas na foto abaixo não são enfeite ou gracinha. Decolei no sábado com um grande embolo nas linhas do freio do lado esquerdo... muito ruim. Avaliei se daria para ir pro XC mas ia me segurar demais nas transições e me fazer sem energia nas térmicas. Optei por pousar na rampa.


Outro detalhes que preciso comentar é que minha nova selete para XC, a Skylighter II (da Sky Paragliders) a cada dia se torna mais parte do meu corpo em voo. Incrível sua pilotabilidade, conforto, acessibilidade das regulagens.... um espetáculo mesmo.
A selete pesa somente 3,2kg e tem um design que preza pelo conforto e também pela limpeza aerodinamica. Adicionalmente, a selete é muito bonita.
O acelerador é muito leve e a selete trabalha muito alinhada de acordo com a intensidade que o piloto usa no speed system. Bom, não adianta eu falar... não adianta ler... assim que puderem, experimentem uma.

Nas fotos abaixo o registro de um fim de dia muito gratificante após 2h de voo juntos. Foi muito bom!





Nenhum comentário:

Postar um comentário