sábado, 8 de novembro de 2014

Conjunto Light da SKY - ARGOS (EN-C) + REVERSE 3 + RESERVA SOS Micro


Olá galera, finalmente voei meus equipos SKY. O dia estava tenso... plena sexta feira e ninguém subiu. Muito vento: regular entre 20km/h a 30km/h e rajadas de 40km/h.
Bom, eu tava na fissura de voar... voei.
Friso que, todo bom voo começa com uma avaliação adequada da condição e a honestidade de se entender capaz ou não de se divertir quando tirar os pés do chão.
Então, sempre avalie bem a condição e seja honesto, o que importa, no final, é a diversão.




Vamos começar a falar dos meus novos brinquedinhos então.

O PACOTE:
A mochila completa, incluindo parapente, reserva, capacete e um vário TAV 1500, pesando somente incríveis 10,5kg.

A SELETE:
Experimentei primeiro a SKY Reverse 3 New Generation. Trata-se de uma selete reversível que pesa 3,5kg. O modelo vem com container para reserva sob o assento, mas estou preferindo, no momento, usar o reserva SOS Micro - MCC Aviation (1.380gr) no container frontal, que já serve como um compacto porta instrumentos.

O PARAPENTE :
O Argos é uma vela EN-C (04/2014), com 4 tirantes finos, pouca linha, linhas superiores desencapadas e super, super, super leve. A vela tamanho ML pesa somente 4,5kg. O design me agradou por ser bonito e, principalmente, por ser autêntico e único.
DECOLAGEM:
A vela é muito leve e, acreditem, faz uma mega diferença positiva. Você espirra lá na frente, a vela sai do chão. Uma coisa que me deixou fascinado, principalmente lembrando de lugares sem vento e rampas curtas para decolar. Mais um ponto positivo é que as correções são instantaneas no momento da puxada e a pouca massa acaba não gerando tendências de overshooting.
EM VOO:
A condição estava casca e exigiu muita atenção principalmente na saida, ar próximo ao relevo. Tomei duas porradas no triturador e a vela respondeu aos comandos com pouco pêndulo frontal. Uma vez fora da parede, foi lidar com o ventão e as instabilidades das térmicas, sem stress. A vela transmite tudo ao piloto e responde aos comandos com muita precisão e agilidade.
EM VOO 2:
Apesar da condição estar forte, o conjunto ARGOS + Reverse 3 me deixou muito à vontade para enroscar, testar o pitch e o bank angle da vela. A selete, primeira vez que uso uma reversível, simplesmente é muito confortável, tem uma suspensão efetiva e que não trava o piloto, recebendo e passando comandos precisos.
EM VOO 3:
Que alegria voar um parapente bom. O ARGOS, sem dúvida, está entrando na minha lista dos bons parapentes. A relação começou bem e tenho certeza que me renderá grandes/longos frutos. Pude voar muito tempo com 30% acelerado sem atuar nos batoques e atravessar instabilidades somente balanceando a vela com o corpo. A vela ML vai até 100kg e decolei com 98kg. A carga alar padrão é alta e, mesmo parecendo um parapente pequeno, a área é a necessária e funciona muito bem.
EM VOO 4:
Nunca busquei o melhor parapente, tem que ser bom. Com o ARGOS, tenham certeza, vocês verão a teoria na prática: voar bem é primeiro um exercício mental e as tecnologias são apenas meio. A SKY produziu uma obra de arte requintada pela simplicidade e qualidade de construção. Quando fui para pouso, a uns 150m do chão, observei as árvores dançando funk das cachorras e pensei, que teste fenomenal (sim, também pensei "que merda").
EM VOO 5:
A 150m do chão mandei orelhas e pé no speedbar. Optei por testar as reações da vela no conjunto com a selete. Em momento algum atuei nos batoques, somente balanceamento de corpo para atenuar os pêndulos na entrada da camada de chão do vento. Que sensação de segurança. Fiquei um pouco tenso pela opção de não comandar com as mãos, mas a vela me deu esta garantia. Soltei as orelhas a 10m do chão e pousei tranquilo e em segurança.
PÓS POUSO:
Dobrar velas com talas na ventaca é um caos com ou sem origami. Este projeto do ARGOS requer apenas paciência e você vai enrolando cada lado até o centro. Quando a vela está dobrada, você não acredita no volume do pacote nem na facilidade que foi. Ai vem meu atual sonho de consumo (agora realidade): uma mochila pequena, compacta e leve COM TODO O EQUIPAMENTO DENTRO.

Como alguns já sabem, tenho um projeto muito interessante e inovador no Brasil para 2015. Vou atravessar o estado do Espírito Santo (ES) de norte a sul na modalidade Trekking & Fly. Vou somente caminhar e/ou voar durante todo o percurso. Serão quase 600km de percurso e meus equipamentos já estão em teste prático.
Acompanhem o blog e fiquem ligados em mais notícias e novidades XCb pelos céus deste nosso Brasil.

Um comentário: