terça-feira, 10 de março de 2015

O Voo Livre com foco no XC

Estes dias aqui em Valadares, aproveitando para ver a atmosfera do campeonato brasileiro e o cenário à volta, serviram para consolidar ainda mais minha opção por não mais competir. Definitivamente cada piloto tem um pacote de características mais fortes e hoje o paragliding permite que diversos perfis de pilotos possam se estabelecer, se desenvolver e ganhar seu espaço.



O voo hoje pode ser praticado de maneira competitiva nas seguintes modalidades:
- Precisão;
- Triangulação/Ida e Volta (Recordes Regionais, Estaduais, Nacionais, Continentais e Mundiais);
- Distância Livre (Recordes Regionais, Estaduais, Nacionais, Continentais e Mundiais);
- Race (Estaduais/Brasileiro/PWC/Mundial);
- Acro (Acroaria, RedBull Vertigo, AcroAndes, Acrolac);
- Trekking & Fly (RedBull X-Alps);

Destas modalidades, a Triangulação/Ida e Volta, a Distância Livre e o Trekking & Fly são as que permitem a mais pura manifestação do voo que chamamos de XC ou XCountry ou Cross Country.
No sábado de prova do brasileiro aqui em GV eu decolei por volta das 10h40 da manhã. Quando a janela da prova abriu, eu já estava chegando a Divino do Traira e fiquei observando aquela nuvem de parapentes na Ibituruna. Como eu me senti bem por estar longe daquilo. Sim, eu já gostei, já senti o doce sabor da adrenalina de enroscar no meio de mais de 150 pilotos e também já senti o desgosto de ser atrapalhado o tempo todo por ter que desviar de pilotos inexperientes, pilotos desatentos e pilotos simplesmente folgados (mas graças a Deus nunca toquei ou fui tocado na famosa térmica do start).
Eu quase não subi para voar no sábado. Sabia que a rampa estaria lotada demais com pilotos da prova e pilotos turistas. Eu não gosto mais de nada disto. Resolvi subir e decolar assim que descesse do carro. Eu creio que não fiquei 10min na Ibituruna no sábado. Desci do carro, abri meu equipo e decolei.
A grande vantagem da modalidade XCountry é que o evento é individual ou pode ser agregado apenas dos amigos mais chegados, com equipamentos parecidos, com experiencias de voo similares e compatíveis com a ambição do dia.

Como é bom poder olhar o céu, cruzar o dia com a avaliação da previsão meteorológica consultada no dia anterior e planejar uma rota de acordo com interesses mais naturais e partir sozinho ou com alguns poucos bons amigos e pilotos para buscar o máximo que o dia permitir.





Uma coisa que me alegra muito hoje é que a minha relação com a SKY Paragliders vai muito além dos equipamentos que formam meu conjunto de trabalho/diversão. A filosofia da SKY é clara e manifestada através dos produtos que ela entrega ao mercado. O objetivo da SKY, e também da marca parceira PRO-DESIGN, é entregar ao mercado equipamentos para a prática do voo livre no nível de diversão e segurança completamente compatíveis com a prática recreacional ou com a prática do XCountry.
Os produtos dedicados ao XCountry não são os mesmos dedicados ao acro ou ao race. Os pilotos de XCountry, quando na prática natural desta modalidade, acabam se metendo em roubadas e áreas um pouco mais remotas devido ao perfil mais autônomo (com ou sem um veículo de resgate dedicado). Pousar longe de estradas principais e ter que andar por algumas horas é uma constante na prática do XCountry. Justamente por isto, o que vemos no mercado mais dedicado ao XCountry tem sido o desenvolvimento projetos nas categorias EN-B e EN-C mais leves e que precisam durar muito mais temporadas que uma vela para acro ou race. As seletes usam o recurso da carenagem devido ao conforto ergonômico e também térmico que elas proporcionam e hoje buscam ficar na casa de peso entre 2,5kg a 4kg.
Hoje é muito prático andar por horas no meio de matas, trilhas e por estradas de terra com uma mochila XCountry de apenas 9kg a 15kg. O mesmo não ocorre ao se carregar mais de 22kg nas costas.

Pare um pouco para pensar e reavalie sua postura no voo, sua modalidade de prática preferida e seus equipamentos. Não é uma questão de certo ou errado, é apenas uma questão de melhor ou não. Qualquer parapente EN-B ou EN-C atual lhe permitem voar grandes distâncias e se superar a cada dia. Mas, fique atento, não existe mágica. Não se iluda com as velas HOT. Elas podem caber no seu estilo de pilotagem, mas isto não significa que elas sejam exatamente o que parecem. E, acredite, uma vela mais dócil acrescenta muito kms ao final de um bom dia de voo só pela confiança da relação entre piloto x equipamento x condição.

Reflita e aproveite cada dia mais seus voos. Divirta-se acima de tudo.

Bons e longos voos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário