segunda-feira, 16 de março de 2015

Pilotagem pelos Tirantes C/D

Algumas pessoas têm me perguntado recentemente se, nas velas com 3 ou 4 tirantes, faz sentido pilotar por estes últimos tirantes. Bom, vamos construir a resposta juntos, que tal?
Pilotar pelos últimos tirantes na verdade não é uma técnica muito nova. Muitos pilotos já tinham o hábito de pilotar apoioando as mãos e/ou se equilibrando durante os pêndulos nos últimos tirantes.
O que ocorre de fato é que, ao se acionar os freios, a deformação do aerofólio no bordo de fuga gera grande aumento imediato de pressão, com pronta retenção de avanços, mas gera grande arrasto e consequente perda de energia.
Com o advento das velas de 2 tirantes, o que aconteceu foi que a alta energia constante em voo contrastou demais com a forte atuação nos freios e a perda de energia no retardo dos pêndulos. Com as velas voando um pouco mais flat que as de 3 ou mais tirantes e com somente 2 galerias de linhas (algumas 3), a eficácia final da atuação nos tirantes B se tornou algo muito destacado. Por fim, a técnica de fato também se alastrou meio que por moda.

Bom, resumindo, a minha resposta é que a pilotagem pelos tirantes C/D é sim funcional. O ponto principal, apenas para ficar claro, é que a pilotagem por esses últimos tirantes provoca deformações muito menores no velame do que a atuação direta nos freios. Mas, gostaria de frisar que, em caso de grandes avanços, tanto nas 2 tirantes quanto nas com mais, o que resolve são os freios.


O voo é, no fundo, uma questão de administração de energia. Quanto melhor gerida a energia durante o voo, melhor o planeio, a ascenção, a velocidade etc. Então, equilibrar o velame, minimizar os pêndulos e suas extensões, fazer pequenas correções de rota e negociar com o vento utilizando os últimos tirantes é algo sim mais eficáz e útil que o uso intenso dos freios.



Um alerta interessante sobre isto é que, normalmente, não é uma coisa muito adequada usar o acelerador e ao mesmo tempo os freios intensamente. Juntando tudo isto, a pilotagem pelos últimos tirantes é uma prática conjunta adequada ao uso do acelerador. Experimente!

Bons e longos voos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário