terça-feira, 3 de março de 2015

Térmicas - Eficiência nas Turbulentas

Olá amigos, hoje, aproveitando que em algumas regiões a condição está um pouco mais over do que o de costume, devido à prolongada seca, vamos falar de uma situação que pode acontecer em qualquer dia de voo mais ativo: enroscar em térmicas mais turbulentas.
Não existe segredo, mas é bom falar para os menos experientes que o grande lance de se SUBIR BEM numa térmica envolve 3 princípios básicos:
1o - Se Manter ao Máximo nos Melhores Pontos de Ascenção;
2o - Adotar uma Postura Compatível com o Comportamento da Térmica;
3o - Adaptar a Velocidade Relativa à Velocidade de Ascenção da Térmica;

Vamos relatar cada tópido desse logo adiante, mas tenha em mente que a adaptação constante e compatível é o grande lance para se tornar mais eficiente em cada térmica.

1o - Se Manter ao Máximo nos Melhores Pontos de Ascenção
   A primeira disciplina que o piloto deve desenvolver é não ficar bitolado em fazer giros 360o ao entrar numa térmica. Na verdade enroscar é um trabalho de rastreamento constante em busca dos melhores pontos de ascenção.
   Minha estratégia pessoal, para evitar perdas antes dos melhores pontos, é atacar os núcleos que encontro fechando o giro e observando o rendimento a contravento. Por se tratar de movimento vertical em relação ao solo, faz diferença usar a parte do giro a contravento para se manter mais tempo nos melhores de ascenção.
   Em térmicas mais turbulentas, essa disciplina se torna um pouco mais complicada devido ao trabalho que o piloto tem. O grande lance é o piloto trabalhar cada momento de giro sempre com o corpo tendido para o lado desejado e fazer o parapente girar para o mesmo lado sem perder muito a trajetória. O resultado é melhor quando mais o piloto deixa a vela com energia de voo. Se o piloto segurar demais, acaba perdendo energia e acaba sendo mais manipulado pela térmica e fazendo a trajetória possível ao invés da desejada.

2o - Adotar uma Postura Compatível com o Comportamento da Térmica
   Essa disciplina é meio que automática para a grande maioria dos pilotos. Só que alguns reagem da maneira ideal e outros ao contrário.
   Quando a térmica endurece o jogo, o piloto deve endurecer e também atacar a térmica para que consiga fazer o que quer e não o que a térmica tenta forçar. Já uma térmica mais dócil, estável e de pouca intensidade também pede que o piloto seja dócil, previsível, não exagere nos comandos, evite correções abruptas e tente manter a energia também.
   Sei que este passo é meio óbvio, mas observe sua postura na próxima térmica turbulenta. Você toma as rédeas e as mantém mais curta e joga duro ou fica tenso e tenta apenas se manter na térmica. A resposta é para você mesmo, seja bem honesto e revise sua conduta.

3o - Adaptar a Velocidade Relativa à Velocidade de Ascenção da Térmica
   Esta variável é uma que faz também muita diferença para ser eficiente numa termal mais turbulenta. Para se manter a velocidade relativa (velocidade aerodinâmica) sempre adequada à intensidade da térmica, é necessário estar relaxado, focado no voo e dominar os controles de pitch (inclinação frontal e lateral) da vela.
   Nem sempre matar um avanço é a melhor forma de ser estável numa térmica mais turbulenta. O piloto que conhece bem o pitch de sua vela tem mais tranquilidade para deixar a vela sempre energizada e recuperar a energia dos pêndulos ao máximo (impossível recuperar 100% - determinismo físico).
   Então, o segredo para conseguir estar com a velocidade relativa dentro de uma térmica turbulenta sempre adequada é conhecer bem seu parapente e estar tranquilo o bastante para atuar e ir fazendo a escalada aproveitando os melhores pontos sem grandes quebras na energia da vela.

Sei que muita coisa aqui parece complicada, mas no fundo é apenas uma questão de estar relaxado com o parapente e a condição, voar sempre focado e dominar a extensão de comandos de sua vela. No seu próximo voo, experimente. Avalei se você tem as características mais adequada e, se for o caso, identifique seus pontos fracos para poder fazer um trabalho de correção na prática do dia a dia de voo.

Bons e longos voos a todos!!!

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