
Alguns pilotos recentemente têm me perguntado qual a diferença entre Bivouac, Hike & Fly e Trekking & Fly. Bom, apesar de as 3 modalidades terem alguns elementos em comum, a diferença conceitual é bem clara entre elas:
O Bivouac, mais antigo de fama, é a prática de se buscar voar longas distãncias decolando e pousando em picos e montanhas. Na prática não envolve muita caminhada, a estratégia é pousar em locais adequados para novas decolagens.
O Hike & Fly, modalidade mais atual e numa crescente pelo mundo, é a prática de se acessar os pontos de decolagem caminhando, normalmente saindo de um ponto central da cidade mais próxima ou da base da montanha. O Hike & Fly em alguns casos envolve caminhadas pesadas e até mesmo aplicação de técnicas de escalada.
O Trekking & Fly tem sido o rótulo de meu projeto devido a uma característica bem diferente, que é tratar-se de uma viagem de longa distãncia usando como meios de locomoção a caminhada e o voo livre em parapente. O termo Trekking se aplica ao deslocamento a pé por grandes distãncias, percorrendo rodovias, estradas e trilhas tanto em áreas planas quanto nas ascenções aos pontos de decolagem.
Meu projeto tem como escopo a travessia de toda a extensão do estado do Espírito Santo, da divisa norte, com MG, até a sul, com o RJ, num total de 580km.
Fiquem ligados para mais detalhes!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário